Catalogação | Como encontrar o CATMAT?

Para localizar o código CATMAT acesse o link a seguir:

Orientações sobre substituição de códigos CATMAT (SIASG):

O Catálogo de Materiais e Serviços do Governo Federal (CATMAT/CATSER, do sistema SIASG) vem sofrendo constantes atualizações  que acabam impactando na publicação dos editais de aquisição no compras.gov.

Nesse sentido, a fim de dirimir uma série de dúvidas quanto ao que é necessário observar no momento da busca de códigos ativos, vimos esclarecer alguns pontos relevantes abaixo:

– Especificações dos itens: Ainda que haja a orientação geral de que os códigos do catálogo de materiais da UFSC possuam uma especificação mais genérica (atribuindo os dados mais restritos ao campo “detalhamento”), nem sempre será possível localizar algum código no CATMAT que atenda a nossa demanda. Algumas vezes, inclusive, detalhes nessas especificações técnicas entre o CATMAT e o catálogo da UFSC serão contraditórios. Portanto, a orientação é a de que se busque um código no CATMAT mais próximo e genérico possível para ser vinculado ao catálogo da UFSC. Caso não seja possível, deverá ser buscado um código no CATMAT mais aproximado, mesmo que haja alguma contradição com as especificações do catálogo da UFSC. É importante frisar que os detalhes técnicos que comporão o Termo de Referência do Edital são os do catálogo da UFSC, portanto, irão prevalecer em qualquer contradição com o CATMAT.
Unidade de medida: Por sua vez, as unidades de medida entre o CATMAT e o catálogo da UFSC precisam estar, obrigatoriamente, alinhados. Isto é, se um item é medido em quilo (kg) no catálogo da UFSC, também precisa apresentar essa unidade de medida CATMAT. Esse é o critério obrigatório de escolha de um CATMAT para ser associado ao catálogo da UFSC.

– Itens inativos ou suspensos: Procure identificar no CATMAT se o status do item não se encontra como ‘inativo’ ou ‘suspenso‘. Apenas itens ativos podem ser associados ao catálogo da UFSC. Quando o item está inativo ou suspenso ele não pode ser utilizado na divulgação das compras no portal compras.gov.