-
Participe da Audiência Pública Setorial da PROAD para a construção do novo PDI da UFSC
Publicado em 16/08/2024 às 17:02Na próxima quarta-feira (21/8) acontecerá a Audiência Pública Setorial da PROAD para a construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSC.
Este é um momento importante para definirmos os rumos da nossa Universidade nos próximos anos. Sua participação é fundamental para que possamos construir um PDI que reflita as nossas necessidades, desafios e aspirações.
Na audiência, teremos a oportunidade de debater os objetivos estratégicos da UFSC e como a PROAD pode contribuir para o alcance desses objetivos. Este é o seu espaço para apresentar suas ideias, sugestões e críticas, e para construirmos juntos um futuro promissor para a nossa Universidade.
O Grupo Técnico Setorial da PROAD (GTS) terá a responsabilidade de sistematizar as contribuições da audiência e elaborar as contribuições da PROAD a serem consideradas na elaboração do novo PDI da UFSC.
Esta é a primeira vez que a PROAD realiza uma audiência pública para discutir a elaboração do PDI. Acreditamos que este é um espaço importante para fortalecer a democracia participativa na nossa unidade e para garantir que a voz de todas e todos seja ouvida.
Não perca esta oportunidade de fazer parte da construção do futuro da UFSC!
- Data: Quarta-feira, 21 de agosto
- Horário: 13h30
- Local: Mini auditório do Serviço Social, CSE/UFSC
-
PROAD divulga os prazos para execução orçamentária em 2024
Publicado em 31/07/2024 às 17:35Por meio do Ofício Circular nº 9/PROAD/2024, a Pró-Reitoria de Administração informou os prazos para execução orçamentária em 2024:
Compras (DCOM)
- Método tradicional de empenho: Emissão de Solicitação de Nota de Empenho (SNE) de Atas de Registro de Preços (ARPs) operacionalizada pelo DCOM mediante envio de Autorização de Fornecimento (AF). Para estes casos, o prazo para os encaminhamentos ao DCOM é até 15/09/2024;
- Método alternativo de empenho: a Emissão de Solicitação de Nota de Empenho (SNE) de Atas de Registro de Preços (ARPs) é operacionalizada pela Unidade requerente, cujo processo é encaminhado diretamente ao Departamento de Contabilidade e Finanças (DCF/SEPLAN) e, portanto, segue o prazo geral de registro de empenhos, conforme Ofício Circular nº 3/2024/SEPLAN, até 12/11/2024;
- Processos de Dispensa e inexigibilidade de licitação: até 30/09/2024;
- Processos de Adesão à ARP de outros Órgãos: até 30/09/2024;
Verifique aqui os procedimentos excepcionais para a emissão de empenhos de compra.
Contratos (DPC)
- Envio das notas fiscais atestadas à Coordenadoria de Fiscalização de Contratos (CFC/DPC) relativas a contratos terceirizados, das competências anteriores a dezembro/2024 (somente contratos cujas solicitações de pagamento são emitidas no DPC): até 05/12/2024.
- Processos de Dispensa e inexigibilidade de licitação: até 30/09/2024;
- Processos de Adesão à ARP de outros Órgãos: até 30/09/2024;
Imprensa Universitária (IU)
- Encaminhamento de pedidos de serviços gráficos à Imprensa Universitária é até 1/11/2024.
Maiores detalhes podem ser conferidos na íntegra do Ofício Circular.
Reforçamos que as equipes do DCOM e DPC estão à disposição para orientações em complemento ao Manual de Compras e ao Manual de Contratos.
Os canais de atendimento podem ser consultados em compras.ufsc.br/contatos e contratos.ufsc.br/contatos.
-
Seminário PROAD realiza diagnósticos e amplia debates sobre aprimoramentos dos setores
Publicado em 26/07/2024 às 13:07Nesta semana foi realizado o primeiro Seminário PROAD, uma série de reuniões de alinhamento com as principais chefias da Pró-Reitoria de Administração da UFSC. No primeiro encontro os participantes se dedicaram a realizar um diagnóstico geral do cenário e dos desafios enfrentados pelos setores, estabelecendo três eixos a serem debatidos em encontros futuros:
Eixo 1. Devolução Zero – Maior foco nas orientações às Unidades e comunicação interna mais estreita, no intuito de evitar devoluções e retrabalho nas etapas dos processos;
Eixo 2. Simplificação dos processos – Rever e simplificar tudo o que for possível, em todos os níveis, mantendo a segurança necessária quanto aos principais marcos regulatórios e boas práticas da administração pública;
Eixo 3. Inovação nas soluções – Rever entendimentos acerca do planejamento institucional dos processos licitatórios e testar novas modalidades previstas na Nova Lei de Licitações em projetos piloto.
A participação ampliada já se mostrou muito positiva no primeiro encontro, promovendo a aproximação entre as equipes e a percepção de diversos pontos de vista sobre os pontos debatidos, além de possibilitar a construção conjunta de soluções e a garantia de que todos estão juntos nos mesmos objetivos.
Os próximos encontros estão previstos para 21 de agosto, 18 de setembro e 16 de outubro de 2024.
-
Painel de Gestão de Compras é integrado ao Observatório UFSC
Publicado em 20/05/2024 às 13:32A Pró-Reitoria de Administração (PROAD) anuncia a integração do painel de Gestão de Compras ao Observatório UFSC, uma iniciativa do Departamento de Compras (DCOM) que visa aprimorar a transparência e o gerenciamento coletivo das aquisições realizadas pelas diversas Unidades da Instituição.
O painel de Gestão de Compras surge como uma ferramenta essencial para acompanhar e analisar os processos de compras da UFSC, proporcionando uma visão detalhada e atualizada sobre os resultados, economias e comportamento das aquisições na Instituição. Por meio deste painel, é possível observar a economia de escala conseguida entre o valor das pesquisas de preço iniciais e os valores homologados após as negociações realizadas pelos pregoeiros do Departamento de Licitações (DPL).
Além de fornecer dados cruciais sobre as aquisições, o painel de Gestão de Compras permite uma maior integração entre as diversas unidades da UFSC, promovendo um gerenciamento coletivo que facilita a tomada de decisões e a alocação de recursos. Com a visualização clara dos processos e resultados, o DCOM poderá coordenar, junto às Unidades requerentes, as necessidades e estratégias de compras de maneira mais eficaz, gerando ainda mais economia e eficiência.
Adicionalmente, a UFSC está em fase final de desenvolvimento do painel de Gestão de Contratos, que em breve também será incorporado ao Observatório UFSC. Este novo painel promete apresentar de forma ampla os detalhes essenciais sobre os contratos firmados pela Universidade, desde a sua criação até a execução final.
A integração do painel de Gestão de Compras ao Observatório UFSC representa um avanço significativo no compromisso da Universidade com a transparência, eficiência e gestão responsável dos recursos públicos, bem como atende diretamente ao princípio da governança apontado pela Nova Lei de Licitações. A comunidade acadêmica e a sociedade em geral poderão acompanhar de perto como a UFSC está otimizando suas operações e garantindo que o orçamento investido nas aquisições traga o máximo benefício possível.
Para mais detalhes sobre o painel de Gestão de Compras, visite o Observatório UFSC.
-
Funcionamento dos serviços da PROAD durante a Greve Nacional dos TAEs
Publicado em 11/03/2024 às 13:14Informamos à comunidade universitária e à comunidade externa à UFSC que, em decorrência da Greve Nacional dos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs), iniciada em 11 de março de 2024, alguns dos serviços prestados pela PROAD serão afetados:
Serviços suspensos
- Atendimento presencial (com exceção do Biotério Central; Departamento de Gestão Patrimonial será parcial*)
- Atendimento eletrônico (com exceção do Biotério Central; Departamento de Gestão Patrimonial será parcial)
- Atendimento telefônico (com exceção do Biotério Central; Departamento de Gestão Patrimonial será parcial)
- Calendário de Compras 2024
- Cronograma de Contratações 2024
- Novos processos de aquisição não previstos no Calendário de Compras 2024
- Novos processos de contratação não previstos no Cronograma de Contratações 2024
- Suporte às unidades acadêmicas e administrativas referente aos processos de aquisições, contratações e licitações
- Encaminhamentos processuais referente às aquisições, licitações e contratações
- Elaboração e publicação de editais licitatórios (pregões, concorrências, concessões e leilões)
- Atualização do portal de licitações da UFSC
- Suporte aos membros das equipes de apoio no âmbito dos processos licitatórios
- Atendimento a pareceres jurídicos tramitados à PROAD
- Serviço de catalogação de itens de aquisições e contratações
- Repactuação de contratos
- Processos de dispensa e inexigibilidade de licitação para aquisições
- Processos de adesão a atas de registro de preços para aquisições
- Elaboração de termos de referência de aquisições
- Elaboração de atas de registro de preço de aquisições
- Recebimento de Autorizações de Fornecimento (AFs)
- Pedidos de novos acessos e alterações de acesso ao Cadastro informativo de créditos não quitados do setor público federal (CADIN) e Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG)
- Anulações de empenho de aquisições
- Serviços de importação e exportação
- Atendimento e análise a alterações contratuais (referentes às aquisições)
- Emissão de portarias em geral (com exceção do Departamento de Gestão Patrimonial e da Coordenadoria de Apoio Administrativo)
- Continuidade das atividades dos grupos de trabalho e comissões
- Condução de novos processos administrativos contra fornecedores
- Condução de novas sindicâncias simplificadas
- Registro de sanções administrativas
- Adequações à Nova Lei de Licitações em andamento
- Recebimento e processamento de novos pedidos de serviços gráficos
- Transferência e recolhimento de documentos para o Arquivo Central
- Avaliação e eliminação de documentos
- Consultas ao acervo documental da UFSC
- Visitas técnicas ao Arquivo Central
- Aulas expositivas e práticas pelo Arquivo Central
- Digitalização de documentos pelo Serviço de Digitalização e Microfilmagem de Documentos (SDMD)
- Consulta ao acervo do Serviço de Digitalização e Microfilmagem de Documentos (SDMD)
- Visitas técnicas ao Serviço de Digitalização e Microfilmagem de Documentos (SDMD)
- Tombamentos de bens permanentes adquiridos pela UFSC, e entregas aos setores requisitantes
- Visitas não agendadas aos depósitos de bens recolhidos
- Baixas de bens permanentes em processos com comunicados de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs)
- Inclusão de novas solicitações de recolhimentos de bens inservíveis na fila de espera
- Transferências de local e responsabilidade de bens inservíveis recolhidos
- * DGP: NÃO haverá atendimento presencial às segundas, terças e quintas-feiras.
Serviços mantidos
- Atendimento externo do Biotério Central
- Atendimento parcial do Departamento de Gestão Patrimonial (DGP), que atenderá presencialmente às segundas, quartas e sextas-feiras
- Atendimento parcial por e-mail do Departamento de Projetos, Contratos e Convênios (DPC)
- Atendimento externo reduzido da Coordenadoria de Apoio Administrativo (CAA), que atenderá às segundas, terças e quartas-feiras, das 7h às 16h
- Prorrogações contratuais e de convênios
- Emissão de boletos para a contraprestação das concessões onerosas de espaço físico
- Serviço de Protocolo Externo e Correspondência (PROEC), que atenderá de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h
- Serviços do Almoxarifado Central (parcialmente)
- Demais serviços vinculados à gestão de bens permanentes (poderão ocorrer alterações de prazos nos serviços mantidos)
Informações atualizadas em 22/5/2024, às 16:50.
Novas atualizações poderão ocorrer a qualquer momento a depender das reavaliações de adesão dos setores. -
Edital de Chamamento Público para a Cessão de Uso Onerosa com condições especiais do espaço “Flor do Campus” da UFSC
Publicado em 12/12/2023 às 21:00(clique no link acima para fazer o download dos arquivos que compõem o chamamento)
EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA CESSÃO DE USO ONEROSA COM CONDIÇÕES ESPECIAIS DO ESPAÇO FLOR DO CAMPO DA UFSC
Recebimento de propostas até 16/2/2024.
Divulgação das propostas recebidas – CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01_2023
-
Publicado em 11/05/2016 às 14:15
-
Publicado em 11/05/2016 às 14:10
-
Serviços úteis
Publicado em 11/05/2016 às 11:08Clique nas imagens abaixo para acessar alguns serviços das coordenadorias e departamentos vinculados a PROAD: